• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Tempo de guarda

    Vinhos com tampa de rosca podem envelhecer? Entenda a diferença para a cortiça

    O envelhecimento de vinhos em garrafa está relacionado à evolução da bebida com o tempo

    por Redação

    rosca
    Muitos acreditam que só é possível envelhecer um vinho com tampas de cortiça

    Antes de responder se podemos envelhecer vinhos com tampa de rosca, seria interessante ponderar o que entendemos por envelhecer. O tempo em garrafa pode fazer com que um vinho “evolua”. Quantidades minúsculas de oxigênio ajudam a promover algumas transformações na bebida com o passar do tempo, criando sabores e aromas (graças a alterações moleculares) que não serão os mesmos de um vinho jovem.

    Assim, tornou-se quase um consenso no mundo do vinho que somente vinhos com rolhas de cortiça conseguem apresentar uma evolução que justifique a guarda, pois há a ideia de que a cortiça seria permeável a essas quantidades mínimas de oxigênio. Os selados com tampa de rosca, por outro lado, não possuiriam essa “vantagem” e, portanto, seria melhor se consumidos ainda jovens.

    Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

    No entanto, ainda há muita discordância sobre isso, especialmente depois que pesquisas mostram que a cortiça, ao que parece, não deixa o oxigênio entrar e, sim, apenas libera, com o tempo, o que já existe em suas tramas. Ainda assim, com o tempo, algumas empresas chegaram a criar tampas de rosca permeáveis – apesar de o conceito ainda estar sendo discutido.

    É inegável que, apesar de todos os avanços, a preferência dos produtores seja a cortiça quando se trata de vinhos para envelhecer. Ainda assim, há muitos que trocaram para tampas de rosca e atestam que o envelhecimento é mais uniforme.

    Muitos testes de produtores, na verdade, mostram que, em um ambiente redutivo (com menos oxigênio), a evolução é mais lenta e os vinhos tendem a se mostrar mais frescos quando comparados com outros envelhecidos com cortiça após o mesmo tempo de guarda. E, por isso, a rosca tem sido uma opção principalmente para produtores de brancos.

    LEIA TAMBÉM: Especialistas defendem tampa de rosca como ideal para vinhos

    Ainda assim, atualmente, essa premissa de que “vinhos com rosca devem ser bebidos logo” é bastante válida. Por ser um vedante mais barato, os produtores tendem a usá-lo em seus vinhos correntes e deixam a rolha de cortiça para os mais conceituados de seu catálogo. Portanto, se você pode envelhecer garrafas com screwcap? Sim, pode, mas talvez não seja muito vantajoso, pois, com raras exceções, os vinhos assim selados geralmente foram pensados para serem consumidos jovens.

    Tempo de guarda

    O que você considera um bom tempo de guarda? Cinco anos? Dez anos? Vale lembrar que a grande maioria dos vinhos produzidos no mundo não é feita para ser guardada por mais do que cinco ou 10 anos. Portanto, antes de colocar em sua adega algum vinho para envelhecer, tente verificar se ele tem mesmo essa aptidão, seja selado com rolha ou com rosca.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    vinhos de guardaenvelhecimento de vinhosrolha de cortiça ou tampa de roscavinho jovem ou envelhecidovinho branco tampa de roscavinhos para guardarvinho com tampa de rosca envelhecediferença rolha e screwcaptempo de guarda vinhoscrewcap vinho

    Notícias relacionadas

    Chillon

    Nas masmorras de Chillon

    Finca 5062

    Wine Locals Festival estreia na capital paulista

    drone em vinhedo

    IA e drones serão testados em vinhedos de alta inclinação

    Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

    Pequeno vinhedo preserva uma tradição vitivinícola que remonta à antiga Paris

    Trabalhador entre vinhedos ao sol

    Espanha amplia prazo para replantação de vinhedos

    microbioma intestinal

    O impacto do álcool no microbioma

    vinho e vinha

    Muriel Wines compra a histórica Marqués de la Concordia

    Bordeaux

    Vendas de vinhos tintos de Bordeaux caem 19% em valor

    Champagne Borbulhante

    Mercado de Champagne dá sinais de recuperação global

    Vittorio Frescobaldi

    Vittorio Frescobaldi morre aos 97 anos na Itália

    Os melhores do Guia ADEGA Espanha

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Baga, a rainha da Bairrada
    1

    Baga, a rainha da Bairrada

    Nas masmorras de Chillon
    2

    Nas masmorras de Chillon

    IA e drones serão testados em vinhedos de alta inclinação
    3

    IA e drones serão testados em vinhedos de alta inclinação

    Guia para entender os estilos de vinhos alemães
    4

    Guia para entender os estilos de vinhos alemães

    Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
    5

    Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group