Anos Dourados

por Christian Burgos

Em 2005, a safra de Bordeaux provavelmente foi a mais aclamada da história recente, tanto que os preços de venda dos vinhos en primeur dispararam e atingiram patamares que especialistas acreditam ser impossíveis de alcançar em um futuro próximo. Aquela safra foi um marco, e quem tem a oportunidade de ter alguns exemplares de grandes Bordeaux 2005, certamente os guardam em sua adega para apreciá-los no auge. No Brasil, a safra 2005 também fez história por seus vinhos e, naquele ano, coincidentemente, nasceu ADEGA.

Nestes cinco anos de existência, consolidamo-nos na liderança das revistas de vinho do Brasil, nesta edição especial lembramos com alegria os caminhos que percorremos, os vinhos que degustamos e as pessoas maravilhosas que conhecemos. De lá para cá, como os melhores vinhos, estamos em franca evolução, procurando interpretar o desejo de nossos leitores e servi-los mensalmente em nossas páginas impressas e diariamente na internet. Ousamos ainda, como um bom sommelier, estimulá-los a provar novos temas que apelem ao prazer e à reflexão.

E para celebrar esta edição quem presenteia somos nós. Primeiro, com um super pôster com os descritores aromáticos do vinho encartado. Depois, como não há nada melhor do que um bom vinho como presente, damos dicas para você escolher o vinho ideal para presentear em qualquer ocasião. Além disso, Luiz Gastão Bolonhez nos traz uma análise minuciosa das safras de 2000 a 2009, apontando os melhores vinhos de cada região do mundo, ano a ano. Um verdadeiro guia para você saber o que comprar de melhor desta década.

De volta de Israel, Alexandra Corvo retrata a viticultura da "terra prometida", e percebemos que, mais do que "promessa", os vinhos lá vão se tornando uma deliciosa realidade. No Vale dos Vinhedos, Sílvia Mascella Rosa foi convidada a mediar um debate com especialistas no congresso de enoturismo que antecedeu a Avaliação Nacional de Vinhos. E, provando que é possível ser tradicional e novo há um só tempo, Santiago Larrain, proprietário da Viña Santa Carolina conversou conosco, demonstrando que conjugar paixão com profissionalismo resulta em sucesso.

Nesta edição ainda contamos com uma coluna do gourmet francês Marc Grand d'Esnon, que traz dicas de lugares especiais para aproveitar o vinho e a gastronomia em sua próxima passagem por Paris (e outros locais do mundo). E, para finalizar, um café e a conta? Ou então, que tal um azeite e a conta? Neste mês, falamos sobre a curiosa harmonização entre sobremesas e óleo de oliva e também sobre peculiaridades de consumo de café em diversas culturas.

Por fim, queremos agradecer a você por compartilhar conosco momentos e vinhos maravilhosos e desejar que estejamos juntos nos deliciando com o maravilhoso mundo do vinho por muitas e muitas safras.

Saúde,
Christian Burgos

palavras chave

Notícias relacionadas