Sagrado

Editorial - Edição 116

por Redação

Durante séculos, a igreja foi uma das principais responsáveis pela cultura do vinho. Regiões como a Borgonha e Champagne, por exemplo, não seriam o que são hoje se não fosse pelos monges cistercienses. A relação da instituição com o vinho é tamanha que chegou a vincular os papas com a bebida para sempre em 1309, quando Clemente V (que daria nome ao consagrado Château Pape Clement, em Bordeaux) mudou a sede do papado de Roma para Avignon.

Assim, nesta edição, ADEGA conta essa rica história dos vinhos do papas, os Châteauneuf-du-Pape. Você vai entender como as garrafas que ostentam as chaves de São Pedro se tornaram célebres no mundo todo e ainda hoje são veneradas, até mesmo por quem não é religioso. Ao final, avaliamos alguns dos melhores exemplares disponíveis no mercado brasileiro e ainda trazemos uma vertical exclusiva do ícone Château de Beaucastel.

Outro ícone retratado nesta edição é o Château Cheval Blanc, um dos produtores mais célebres do mundo e que teve seu vinho da safra de 1947 considerado o melhor do século XX. Aqui, você vai conhecer sua rica história e sua belíssima vinícola, completamente renovada em 2011.

Depois, mostramos outra maravilha, desta vez da natureza, a ilha de Pantelleria, na Itália, em que a produção de uvas é considerada patrimônio da humanidade. Você vai se aventurar por uma paisagem paradisíaca onde são produzidos vinhos singulares. De lá, vamos para a região de Monção e Melgaço, no Minho, em Portugal, onde os produtores investem na uva Alvarinho. E, para mostrar que não podemos nos fixar em conceitos pré-concebidos, ADEGA realizou uma vertical de Alvarinho que revelou um potencial de guarda inacreditável.

Além de tudo isso, trazemos dicas preciosas para você aproveitar melhor o seu vinho e degustar como um profissional. Isso e ainda mais outras tantas degustações exclusivas, avaliações em primeira mão, histórias e curiosidades que farão você se encantar cada vez mais por essa bebida estão em nossas páginas nesta edição.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas