Chianti

Editorial - Edição 113

por Redação

Barolo, Brunello, Valpolicella, Prosecco... A Itália é repleta de vinhos clássicos, históricos, cujos nomes nos são extremamente familiares. No entanto, talvez o mais tradicional deles, o mais lembrado por aqueles cuja ascendência tem origens no País da Bota, que milênios atrás já foi conhecido como Enotria (terra do vinho), é o Chianti.

Tida como a denominação de origem mais antiga do mundo, datando de 1716, época em que os Médici ainda reinavam sobre a poderosa república fiorentina, a região e o vinho de Chianti passou por diversas transformações durante sua longa história e, apesar dos altos e baixos, sempre foi uma das principais referências da vitivinicultura italiana.

Nesta edição, portanto, decidimos nos debruçar sobre esse ícone e trazer tudo o que você, leitor, precisa saber sobre essa belíssima região e seus grandes vinhos, desde as origens históricas, passando pelas pequenas nuanças que diferenciam cada região até chegar a uma grande prova dos mais representativos Chianti.

E já que estamos na Itália, aproveitamos ainda para falar de harmonização com um de seus pratos mais típicos e badalados, o risoto. Aqui você vai conferir dicas para combinar os diferentes tipos dessa receita, cuja base é o arroz, com os vinhos perfeitos para cada novo ingrediente acrescentado como, por exemplo, camarões, funghi e cordeiro.

Em seguida, ADEGA preparou um guia prático de viagem para uma das mais lindas regiões da América do Sul. Na verdade, a zona mais austral do continente americano, a Patagônia, com suas incríveis geleiras, fauna exuberante, passeios imperdíveis, além de uma gastronomia riquíssima e de vinhos de alto padrão em vinícolas que valem a visita. Não há como não se encantar.

Ainda nesta edição, o crítico de vinhos Steven Spurrier escreve um belo perfil de um produtor que, prestes a completar apenas 15 anos de atividades vitivinícolas, vai se transformando em um ícone nos lugares por onde se aventura, seja na Argentina, seja no Chile, seja na Espanha. Para Spurrier (que avaliou as linhas de vinhos feitas nos três países), José Manuel Ortega Fournier, além de um dos produtores mais criativos, é um grande amigo.

ADEGA, porém, não para por aqui e lhe traz, como sempre, as principais novidades do mundo do vinho, regadas a muitas resenhas de rótulos que você vai querer provar. Pensando nisso, convidamos a conferir também os vinhos selecionados para o Clube ADEGA deste mês.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas