De volta para o... Passado

Editorial - Edição 119

por Redação

No meu tempo... Certamente você já ouviu alguém mais velho começando uma frase dessa forma. É inegável, tudo o que nos remete às nossas primeiras memórias, principalmente às afetivas, tende a evocar esse tipo de saudosismo e, de certo modo, até deturpar o nosso julgamento, fazendo com que acreditemos que, apesar de tudo, o que vivemos antes era melhor. Em alguns casos, isso pode até ser verdade. Mas, em muitos outros, definitivamente, não é.

No mundo do vinho, querendo ou não, estamos sempre nos remetendo ao passado, pois quase tudo é uma “herança”. A humanidade produz vinho há milênios, portanto, o que temos hoje em nossas taças é uma evolução contínua do que nossos ancestrais faziam. Por isso, de tempos em tempos, para dar novos passos adiante, às vezes, precisamos retroceder. Ver o que era feitos antes e como, e avaliar os resultados diante de uma nova perspectiva, de um novo momento histórico.

Assim “nascem” vinhos feitos com técnicas enológicas que resgatam um passado que muitos acreditavam esquecido, como, por exemplo, os célebres vinhos laranjas. Para entender melhor esse fenômeno, resolvemos nos debruçar sobre o tema e trouxemos para você os porquês dessa “nova moda”.

Ainda falando do passado, Steven Spurrier esteve presente na festa que comemorou os 200 anos do Château Margaux e aproveitou para recontar a sua história (com detalhes pouco conhecidos), além de avaliar todas as safras desde a monumental 1982.

Nesta edição, tratamos ainda de datas históricas para vinícolas do Novo Mundo. Um pouco mais “jovem” do que Margaux, a chilena Santa Carolina, por exemplo, celebrou a importante marca de 140 anos com o lançamento de um novo ícone. Já a Bodega Norton comemorou 120 na Argentina e aproveitamos para conversar com Michael Halstrick (CEO) e Jorge Ritticelli (enólogo).

Para quem quer aprender um pouco mais, também trazemos uma matéria explicativa sobre os diferentes métodos de condução da videira, como eles podem influenciar o vinhedo e, consequentemente, o vinho produzido.

Em ADEGA, você sempre encontra, além de artigos para todos os gostos, também as principais novidades do mundo do vinho e uma seleção de rótulos instigante avaliada por nossos especialistas, que vai lhe deixar com vontade de provar uma taça diferente a cada página.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas