Da madeira ao vinho

Editorial - Edição 94

por Redação

Uma discussão acalorada sempre surge quando se fala do papel que o uso das barricas de carvalho exerce no vinho. Foi usada madeira francesa, americana ou outra? Com tosta fraca, média ou forte? Passou por barricas pequenas ou grandes? De primeiro, segundo ou terceiro uso? Por quanto tempo? Assim, o trabalho do enólogo precisa ser minucioso, pois cada detalhe da madeira vai influenciar o líquido de uma certa forma.

É nessas horas que o chavão “o vinho se faz no vinhedo” merece ser colocado em uma perspectiva menos simplista. Dessa forma, nesta edição, investigamos a fundo todas as nuances da “enologia da madeira” e explicamos como os diferentes tipos de carvalho, suas tostas, os variados formatos de barrica etc interferem no sabor, aroma e também no envelhecimento do vinho. Na matéria, uma seleção didática de rótulos vai lhe mostrar como os enólogos usam a madeira para obter determinadas características.

Se em várias ocasiões o carvalho é um coadjuvante importante no processo de produção, o vinho também é em famosas peças de ópera. O Falstaff (de Verdi) terá o vinho como companheiro inseparável, assim como o Don Giovanni (de Mozart) e o Don Magnífico (da Ceneretola, de Rossini), por exemplo. Mas são inúmeras as participações do vinho na ópera, como você verá em nossas páginas.

Aqui também preparamos um roteiro especial para você aproveitar o melhor de Mendoza em apenas três dias. Indicamos os melhores hotéis, restaurantes e, obviamente, visitas a vinícolas que podem ser feitas em um feriado prolongado, por exemplo.

Ainda nesta edição, ADEGA traz duas degustações exclusivas de vinhos que nos fazem abrir a cabeça. Primeiramente, uma fabulosa vertical do Vinhas Velhas, da Quinta do Crasto, um dos grandes nomes do Douro. Depois, avaliamos, em primeira mão, os surpreendentes rótulos do projeto Tara, que desafia as intempéries do deserto do Atacama.

Por fim, entrevistamos Gianfranco Bomba, que falou sobre a região de Montalcino e seus fantásticos Brunello, e, no Brasil, conversamos com produtores que usam castas pouco comentadas para criar vinhos diferentes do convencional. Tudo isso permeado por mais de 100 vinhos selecionados por nossa equipe.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas