Estudos e códigos do vinho

por Christian Burgos

Quem gosta de vinho costuma gostar de ler. É quase obrigatório, e sempre enriquecedor, passar os olhos pelos signos que envolvem a bebida, seja para avaliar os rótulos que se apresentam diante de si, seja para aprender um pouco mais sobre a história e as características de um vinho específico.

E como um dos objetivos de ADEGA é discutir e esclarecer as nuances que cercam o universo do vinho, nesta edição vamos mostrar o significado das denominações de origem, as famosas DO, DOC, AOC etc que enchem de siglas os rótulos e, às vezes, confundem a cabeça de quem compra. Se você é um devorador de literatura sobre esta apaixonante bebida, apresentamos um "Enocultura" especial, com uma seleção de livros imprescindíveis para a sua biblioteca segundo grandes especialistas.

Entrando no clima de Páscoa, apontamos uma questão que costuma gerar debates acalorados: "Qual vinho combina com bacalhau?" Ouvimos experts que deram dicas sobre como escolher este peixe tão tradicional nesta época do ano e como harmonizá-lo em diferentes receitas. E como Páscoa remete à religião, aproveitamos para mostrar como a uva e o vinho fazem parte de diversas crenças mundo afora.

Comer bacalhau na Páscoa é uma tradição trazida pela nossa antiga metrópole, assim aproveitamos para falar sobre a safra 2007 do Douro, tida como "Safra Milagrosa". No entanto, nosso passeio não se resume a Portugal e parte para a Espanha, seguindo o caminho do rio Douro, na região de Ribeira del Duero (nome espanhol do rio), para encontrar vinícolas e paisagens belíssimas. Aliás, nesta edição também retratamos um país de vistas encantadoras, bons vinhos e nosso vizinho. Estamos falando do Uruguai, uma nação a ser descoberta pelos enófilos brasileiros. Voltando à Europa, conversamos com o barão Francesco Ricasoli, herdeiro da Barone Ricasoli, casa que revolucionou o Chianti. E, em Enobusiness, mostramos quais os vinhos IGW da Borgonha.

Por fim, o Master of Wine, Dirceu Vianna Jr, dá uma aula sobre a importância do pH no vinho, para você entender qual a influência desse fator na cor, aroma, sabor e longevidade de uma garrafa.

Cheers,

palavras chave

Notícias relacionadas