Lista de desejos

Editorial - Edição 98

por Redação

Fim de ano é época de fazer listas e balanços, e acompanhado de uma boa taça de vinho, pensar retrospectivamente e, ao mesmo tempo, já enumerar desejos, avaliando as oportunidades e criando novas perspectivas para a próxima etapa. Aqui, em ADEGA, não é diferente. Neste ano, orgulhamo-nos da quantidade de vinhos avaliados em nossas páginas, cerca de 1.500 – selecionados em um universo que facilmente superou os 6 mil rótulos que nossa equipe de degustadores provou durante 2013. Diante desse mundo de vinhos, propusemo-nos uma nova tarefa: selecionar os 100 melhores, o nosso Top 100. Contudo, não apenas listando os de melhores notas (isso seria fácil), mas avaliando-os de acordo com disponibilidade e preço, o que formou uma seleção com 100 grandes vinhos que certamente têm o poder de encantar as celebrações de qualquer apaixonado por vinho.

Assim como belos rótulos, também garimpamos taças, adegas, saca-rolhas e outros tantos acessórios, presentes minuciosamente selecionados para ampliar o prazer de guardar, abrir, degustar e também compartilhar o seu vinho.

Como se isso já não bastasse, trazemos reportagens especiais, a começar por um passeio enogastronômico nas cercanias de Módena, na Itália, terra dos carros de luxo, do parmesão, do aceto balsâmico e também dos Lambruscos. Aqui você vai conhecer a verdadeira essência do Lambrusco (que não é aquela que encontramos nos supermercados) e dos produtos típicos da região.

Ainda sobre espumantes, falamos sobre algumas preciosidades: os de longuíssimo tempo de maturação sobre as borras. Vinhos que ficam cinco, 10, 15 ou ainda mais anos envelhecendo em caves antes de serem comercializados e são considerados obras-primas. E, para quem pensa que é só Champagne, saiba que no Brasil também há quem siga essa tendência.

Nesta edição ainda mergulhamos fundo nas nuances dos vinhos chilenos. Em duas degustações de peso, analisamos a importância do terroir ao provar alguns dos mais emblemáticos Cabernet Sauvignon de diferentes vales, assim como o potencial de guarda em uma prova com safras antigas e novas de seis dos maiores ícones da vitivinicultura chilena. Aproveitamos ainda para destacar um deles, o Don Melchor, selecionando as melhores safras que já provamos desse monumento do Chile.

Por fim, desejamos boas festas e um 2014 repleto de bons vinhos.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas