Velho Mundo

Editorial - Edição 106

por Redação

Diz-se que onde não há vinho, não há civilização. Tal afirmação remonta aos historiadores da Antiguidade, especialmente aos gregos, povo que influenciou de maneira determinante a cultura ocidental até os nossos dias. É curioso perceber que toda a base do pensamento filosófico e também do modelo social que temos hoje foi fundamentada há milênios em uma porção de terra entre a Europa e a Ásia por uma nação fragmentada em cidades-estados que, apesar de talvez não ter a primazia bélico-militar em seu tempo, certamente a tinha quando o assunto era a estrutura de seu tecido social.

Lá certamente foram lapidadas as colunas de sustentação do que seria a civilização ocidental moderna. Além disso, foi com os gregos que cultura da vinha se alastrou pela Europa e, agora, está por todo o mundo. Para os helenos, o vinho era um elemento civilizatório. No entanto, apesar de ter ajudado a propagar a bebida pelos quatro cantos, poucos hoje conhecem os vinhos daquele país.

Por isso, ADEGA foi até lá, visitou as principais regiões vitivinícolas, provou uma grande variedade de rótulos e traz aqui o melhor do que encontrou. Você verá que a Grécia não se resume a ruínas históricas e ilhas paradisíacas, e seus vinhos – alguns deles feitos nessas ilhas encantadoras e às vezes até ao lado de monumentos – têm particularidades que merecem ser provadas.

Nessa edição, conversamos ainda com um dos principais produtores gregos, Yiannis Paraskevopoulos, da Gaía, que, mais do que uma simples entrevista, deu uma aula sobre a vitivinicultura da Grécia.

Da Grécia à Itália, aproveitamos para dar dicas de harmonização para um elemento que invariavelmente está em nossos pratos: o molho de tomate. Apesar de a fruta não ter surgido na Itália, foi lá que essa receita se popularizou e virou marca registrada do país. Então, vamos conhecer os diferentes tipos de tomate, seus molhos e o que melhor combina com eles na taça.

Da Itália, passamos à Espanha, para desvendar os encantos dos vinhos da Galícia, uma região a ser redescoberta pelos enófilos, e, em uma viagem mais longa, alcançamos Tóquio para mostrar os melhores passeios e o top da enogastronomia na moderna e belíssima capital japonesa.

Por fim, ADEGA foi conferir os condomínios vitivinícolas da América do Sul para descobrir se o sonho de ter um vinhedo e fazer o seu próprio vinho é mesmo viável. Vale a pena o investimento? Confira isso e muito mais em nossas páginas.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas