AD 93 pts pela Revista Adega
Redação Publicado em 10/03/2023, às 13h00 - Atualizado às 13h25
A Farnese, a quem pertence a vinícola Fantini, criada em 1538, é uma das mais antigas vinícolas em atividade em todo o mundo. Com mais de 470 anos de história, a vinícola surgiu a partir da união de Margherita da Áustria com o príncipe Farnese.
Os vinhedos de melhor expressão das regiões de Abruzzo e Puglia são destinados para a elaboração de cada edição do Fantini Edizione Cinque Autoctoni. As regiões Abruzzo/Puglia fazem fronteira com o Mar Adriático, Marche, Lazio e Molise, ao norte, e Basilicata e Campania a oeste. Juntas formam uma das mais antigas regiões produtoras de vinhos da Europa com mais de 150 km de norte a sul, dividida em muitas sub-regiões.
O blend das uvas clássicas Montepulciano, Primitivo, Sangiovese, Malvasia Nera e Negroamaro formam o Fantini Edizione Cinque Autoctoni 20. O vinho surgiu em 1996, quando os especialistas Valentino Sciotto (hoje CEO do grupo) e Filippo Baccalaro decidiram criar um grande vinho com o caráter do sul da Itália. O desafio, que segundo a lenda, foi lançado pelo escritor Hugh Johnson, logo se tornaria o melhor vinho da região.
Este exemplar é poderoso, potente, cheio de calor e energia, com aromas de amora madura, notas amadeiradas e chocolate amargo. A safra de 2018 recebeu 93 pontos pela Revista ADEGA e 99 pontos do Guia Luca Maroni.