Alterações climáticas mostram impactos sobre as uvas

Redação Publicado em 16/12/2009, às 15h37 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46

Dezenas de doutores da Faculdade de Enologia de Bordeaux se uniram ao Greenpeace para trabalhar em torno das conseqüências da mudança climática sobre as vinhas.

A maturação precoce das uvas, causada principalmente pelo aquecimento global, está se tornando cada vez mais visível. Além disso, há o aumento substancial do grau alcoólico, que depende dos níveis de açúcar presentes na uva, afetados diretamente pelo calor.

Outra conseqüência dessa alteração ambiental foi o comportamento do clima nas estações do ano. Atualmente o que se tem visto são as crescentes tempestades e geadas devastadoras durante a primavera. O calor demasiado também pode ser crucial para a introdução de novas pestes, desconhecidas, que afetam o desenvolvimento das videiras.

O clima está impossibilitando o cultivo de algumas variedades, como a Merlot
Este último pode se tornar o grande prejuízo do aquecimento global, já que tratamentos químicos que impedem a proliferação de pestes estão sendo mal vistos tanto pelos vinicultores quanto pelos consumidores, o que impossibilita a prática da prevenção.

Segundo alguns estudos, os vinhedos franceses mais afetados por estas modificações são os localizados no sul do país e na região de Borgonha. Mas o que fazer para impedir tamanho desastre? A primeira ação seria modificar o calendário vinícola, principalmente o das colheitas. Em seguida o mais correto é adaptar as plantações para locais onde há menos calor e insolação.

Tais alterações na estrutura das uvas já começaram a influenciar o sabor do vinho, e muitos consumidores estão rejeitando o novo. Agora, mudanças tanto culturais como de cultivo devem ser feitas para que a competitividade e o nível do mercado sejam mantidos.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...
+ Produtores brasileiros comemoram aumento das vendas em 2009

+ Vinho ruim pode economizar energia, diz estudo

+ Portugal lança canal online dedicado ao vinho

+ O Melhor Vinho do dia: preocupação ecológica!
+ Hong Kong desbanca Londres como segundo maior em leilões