Apesar do clima seco, vinicultores da Virginia esperam boa colheita

Redação Publicado em 19/07/2010, às 10h33 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46

Os vinicultores da Virginia, estado ao sudeste dos Estados Unidos, estão fazendo o que podem para lidar com o tempo seco e com a falta de chuva.

Apesar dos agricultores, no geral, desejarem um equilíbrio perfeito entre sol e chuva, quando se trata de uvas isso nem sempre é necessário. De acordo com a especialista da vinícola Jefferson Vineyards, Missy Stevens, o tempo seco pode ser favorável para o cultivo das uvas, proporcionando uma maior concentração, o que torna as uvas mais saborosas.

"Esse tempo pode ser muito positivo, porque se a chuva começar a cair em excesso, as uvas podem inchar", disse ela.

No entanto, o enólogo Stephen Barnard, da vinícola Keswick Vineyards, destaca que as condições não estão perfeitas: "Não é o ideal. Talvez um pouco mais de chuva seja necessário. Aparentemente as videiras estão indo bem, apesar das condições".

Os vinicultores da região estão prevendo uma colheita anterior à do ano passado, por causa do clima quente e seco.  "Nós fizemos a colheita no dia 25 de agosto, no ano passado. Este ano pode ser que aconteça antes", disse Barnard.

Apesar do tempo, Barnard diz estar esperando uma boa produção. "Até agora, tudo indica que 2010 seja um ano muito bom para a Virgínia", disse ele.

De acordo com alguns enólogos, um dos fatores contribuintes para que as plantas da Virginia fiquem saudáveis durante o verão, é a água da neve derretida das tempestades de inverno que ocorreram no final do ano passado.

ESPECIAL:O vinho e sua história - Do Império Romano, pela Idade Média, até os nossos dias, o vinho acompanhou os principais momentos da história da humanidade e se transformou

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Empresa se torna a primeira"adega-boutique" da China

+ Máquina de vinhos faz sucesso na Pensilvânia

+ Grandes vinícolas investem em produção na China

+ Mergulhadores acreditam ter encontrado champanhe mais antigo do mundo

+ Ministério proíbe construção de usina em região vitivinícola da Eslováquia