Artista plástico brasileiro assina a criação de série de 111 garrafas de vinícola italiana

O carioca Ernesto Neto projetou diferentes capas, tampas e rótulos inspirados em sua experiência com índios

Por Maria Bolognese Publicado em 21/02/2017, às 08h37 - Atualizado às 08h59

 
A vinícola Ornellaia, encomendou ao artista carioca Ernesto Neto o design para um número limitado de garrafas de grande formato da safra 2014. Neto projetou diferentes capas, tampas e rótulos para tamanhos distintos de garrafas, refletindo a hierarquia social observada no tempo em que viveu com a tribo Huni Kin, ou Kaxinawá, no Brasil.

Garrafas farão parte de leilão beneficente em 27 de abril, no Guggenheim de Nova York 

São 111 garrafas. Destas, 100 no tamanho double magnum de 3 litros, representando os ‘plebeus’; 10 unidades do tipo imperial, com 6 litros cada, que simbolizam os nobres; e, por fim, uma única garrada de 9 litros, conhecida como salmanazar, coroada como rei. 
Batizado de  ‘L’Essenza’ (Essência),  o conceito “ilustra o equilibro que deve reinar em cada comunidade, com uma hierarquia que é necessária para que todos possam viver em harmonia dentro do grupo”, disse a vinícola em seu comunicado de imprensa.
 
É o nono ano consecutivo que os proprietários, a família Frescobaldi, comissionam artistas para projetar rótulos sob medida para o projeto Vendemmia d’Artista. As garrafas farão parte de um leilão beneficente que será realizado pela Sotheby´s em 27 de abril, no Guggenheim de Nova York.