A pesquisa mostra um produtor chinês logo atrás da Moët & Chandon, que ocupa o primeiro lugar
Redação Publicado em 02/08/2023, às 13h44
A empresa de consultoria de avaliação de marcas Brand Finance publicou seu relatório anual analisando as 10 marcas de vinho mais valiosas do mundo. A Moët & Chandon manteve a liderança global, segundo a Brand Finance, classificando-se como a marca mais valiosa da lista. No entanto, o valor da marca caiu 10%, para US$ 1,3 bilhão, mostrou o relatório.
O que chama atenção é o segundo lugar, uma marca chinesa disparou em termos de avaliação e está alcançando rapidamente o pódio. O relatório da Brand Finance classificou a Changyu, a maior e mais antiga produtora de vinho da China, como a segunda marca de vinho mais valiosa do mundo, registrando uma valorização de 33% no último ano, para US$ 1,2 bilhão.
A pesquisa também aponta Penfolds como a marca de vinho que mais cresce este ano, com um aumento de 48% em valor, apesar dos desafios que a marca australiana enfrenta devido às tarifas comerciais na China, um de seus maiores mercados.
Confira a lista das 10 marcas mais valiosas do mundo, segundo a Brand Finance:
1. Moet & Chandon
2. Changyu
3. Chandon
4. Veuve Clicquot
5. Dom Pérignon
6. Barefoot Wine
7. Penfolds
8. Beringer
9. Concha Y Toro
10. Jacob’s Creek