Avaliação Nacional de Vinhos define comentaristas da safra 2024

Grupo é composto por especialistas de três países; evento aberto ao público será em Bento Gonçalves (RS) no dia 19 de outubro

Redação Publicado em 11/10/2024, às 11h25

- Divulgação | ABE

Os comentaristas da 32ª Avaliação Nacional de Vinhos estão definidos. O time é composto por 15 especialistas de três países: Brasil, Espanha e Uruguai, além de um 16º integrante, que será sorteado entre o público. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), será no dia 19 de outubro, em Bento Gonçalves (RS).

O presidente da entidade, o enólogo Ricardo Morari, destacou a presença de mulheres no grupo – refletindo a atuação cada vez mais significativa no mundo do vinho – e a composição feita com profissionais de diferentes setores, incluindo sommeliers, jornalistas e influenciadores. Veja a lista completa:

Ao todo, nesta edição, foram inscritas 472 amostras de 67 vinícolas, espalhadas por sete estados brasileiros. O principal representante é o Rio Grande do Sul, com 408 vinhos. A tradicional produção gaúcha é seguida por São Paulo (18), Distrito Federal (16), Bahia (15), Santa Catarina (8), Minas Gerais (3), Paraná (3) e Goiás (1).

Inicialmente, todas essas amostras foram avaliadas às cegas por 90 enólogos, conforme as normas estabelecidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Juntos, eles definiram os 30% mais representativos da safra de 2024, cujos rótulos serão anunciados durante a realização do evento.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Também durante o encontro, a organização divulgará as 16 amostras a serem degustadas simultaneamente pelos comentaristas e pelo público, formado por 800 apreciadores da bebida. “Agora é a hora de confraternizar e compartilhar com o Brasil a representatividade da safra 2024”, afirmou Ricardo Morari.

Os interessados em participar da 32ª Avaliação Nacional de Vinhos devem fazer a inscrição por meio do site oficial da ABE. Os ingressos custam R$ 540 para associados e R$ 640 para não associados. Quem nunca participou e quer entender melhor a dinâmica do evento pode assistir à edição de 2023, disponível no Youtube.

Serviço

Programação