Uma taça de vinho por dia pode beneficiar o cérebro, indicam estudos

Consumo moderado de vinho é associado a benefícios cognitivos e físicos, indicam estudos

Redação Publicado em 23/05/2013, às 13h34 - Atualizado em 08/10/2025, às 08h20

Mais de 70 estudos científicos recentes apontam que o consumo moderado de vinho pode trazer benefícios para a saúde cerebral em comparação à abstinência

 

De acordo com mais de 70 estudos científicos, tomar uma taça de vinho por dia é muito mais benéfico para o cérebro do que ser abstêmio. De acordo com eles, o consumo leve de vinho pode melhorar as funções cognitivas e a agilidade mental.

Além disso, ingerir pequenas doses também previne a demência, conforme demonstra um estudo feito pela Academia Sueca Sahlgrenska, que acompanhou 1.500 mulheres durante 34 anos. Possivelmente, estes efeitos estão relacionados aos antioxidantes do vinho, que reduzem as inflamações, impedem o enrijecimento das artérias e melhoram a circulação sanguínea.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Outro benefício do consumo de vinho diz respeito à saúde física. De acordo com uma investigação publicada na revista FASEB Journal, o resveratrol presente nos tintos é capaz de neutralizar os efeitos negativos de uma vida sedentária, pois pode diminuir o processo de deterioração da massa e força muscular.

Vinho e Saúde Consumo de vinho Benefícios do vinho antioxidantes do vinho vinho moderado vinho e cérebro vinho e demência vinho e memória vinho resveratrol vinho tinto saúde