Dono da Alibaba, Jack Ma adquiriu o Château de Sours e planeja expandir sua atuação no mercado de vinhos nos próximos anos
Redação Publicado em 07/03/2016, às 18h00 - Atualizado em 03/05/2016, às 15h13
Jack Ma, fundador e presidente da Alibaba e o homem mais rico da China, iniciou uma campanha para adquirir vinícolas de Bordeaux, começando pelo castelo Château de Sours, uma propriedade de 198 hectares em Entre-Deux-Mers. Todas as negociações aconteceram em Luxemburgo e em Hong Kong. O bilionário pagou mais de US$ 16 milhões, três vezes o valor de castelos semelhantes.
Localizado na cidade de Saint-Quentin-de-Baron, Sours é um típico castelo de 1785. O magnata comprou o castelo de Martin Krajewski, que permanecerá na propriedade como um consultor.
Ma, 51, fundou a Alibaba Group, uma rede de empresas que vende variados produtos pela a internet, em 1999, e vale US$ 213 bilhões. Ele e um grupo de amigos do filho, também bilionários chineses, visitaram Bordeaux no ano passado, cada um com a intenção de comprar castelos. Como um grupo, ambos pretendem adquirir 20 propriedades este ano e 30 dentro de dois anos.
Kien Leong Lee é o novo diretor-gerente do Château de Sours. Lee também é presidente da Adega Privilege, uma empresa de vinhos com base no castelo Senailhac em Tresses, em Entre-Deux-Mers. O Castelo Senailhac é de propriedade da atriz chinesa Zhao Wei, uma amiga de Jack. Zhao possui o Château Monlot em St. Emilion.