Bolhas dão aroma ao champagne, garantem cientistas

Redação Publicado em 29/09/2009, às 11h21 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46

Estudos comprovaram que as bolhas dão aroma ao espumante
Pesquisadores da Europa descobriram que as bolhas que são marca registrada do champagne servem também para exalar o aroma da bebida. O fluxo de bolhas atua continuamente, transferindo o cheiro agradável do espumante da garrafa para a taça, liberando-o com um efeito similar ao do aerosol.

Os estudiosos acreditam que este é o agente maximizante do aroma do champagne, que lhe dá característica única. O dióxido de carbono, que são as bolhas da bebida, sempre foi um dos grandes motivos para a compra do espumante, que causa um estrondo ao ser aberto. O CO2 também é o responsável por levar o álcool à corrente sanguínea mais rapidamente.

O pesquisador Gerard Liger-Belair, da Universidade de Reims Champagne-Ardenne, na França, comentou que gosta muito desse "mecanismo bem sutil que atua sob nosso nariz enquanto bebemos um champagne. Numa única taça, há alimento suficiente para suprir a mente, e prazeres para atiçar os sentidos".

Através de estudos que utilizaram espectrometria de massa em alta resolução, ele e seus colegas descobriram que algumas substâncias responsáveis pelo aroma do champagne são ligadas às bolhas e levadas até a superfície numa concentração maior do que a presente no espumante, o que dá ao consumidor maior percepção do cheiro.  

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do dia: Ao talento e à criatividade na Arte!

+ 2009 dever ser melhor ano da década para Vinho Verde

+ Angola pode se tornar produtora de vinhos

+ O Melhor Vinho do dia: Aos meninos brasileiros no Mundial do Egito!

+ Vinícola de La Rioja lança "Vinho do fundo do Mar"