Para celebrar a data, a Constellation Brands, grupo que comprou a propriedade de Mondavi em 2003, organizou um jantar na vinícola em homenagem ao produtor, que faleceu em 2008
Redação Publicado em 21/06/2013, às 09h14 - Atualizado em 15/08/2013, às 22h26
A última semana foi de muita festa para os californianos. Robert Mondavi, pioneiro do Napa Valley e um dos produtores que mais ajudou no desenvolvimento da região, faria 100 anos no dia 18 de junho. Para celebrar a data, a Constellation Brands, grupo que comprou a propriedade de Mondavi em 2003, organizou um jantar na vinícola em homenagem ao produtor, que faleceu em 2008.
Durante a celebração, Rob Sands, CEO da Costellation, afirmou que a aquisição da Robert Mondavi foi um momento decisivo para a Contellation, que representou o auge dos negócios. "Isso nos deu credibilidade no mundo do vinho", pontuou.
Mondavi deu reconhecimento mundial à Califórnia mudando diversos conceitos vigentes na época, usando técnicas inovadoras nos vinhedos e também por sua estratégia de divulgação dos vinhos. Porém, talvez seu mais importante feito tenha sido rotular seus vinhos com o nome das variedades usadas, em blends ou monocastas (ao invés de nomes de regiões, como nos rótulos do Velho Mundo), prática que se expandiu para todo o Novo Mundo do vinho.
Além dos vinhos próprios, Mondavi também fez joint ventures com uma série de produtores da Europa, América do Sul e Austrália, sendo a mais conhecida sua parceria com a Baronesa Philippine de Rothschild para a criação da Opus One Winery.