Criada pela Agência Gringa, a campanha foi construída como uma obra de artífice, mostrando as marcas que o evento deixou e dá início à 30ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos
Redação Publicado em 06/10/2022, às 06h00
A Avaliação Nacional de Vinhos, marcada para dia 5 de novembro, realizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), lançou uma campanha comemorativa para celebrar os 30 anos, mostrando como o evento ajudou, com paixão e arte, a construir o cenário, a cultura e o próprio vinho brasileiro ao longo deste tempo.
Criada pela Agência Gringa, a campanha foi construída como uma obra de artífice, mostrando as marcas que o evento deixou. O vídeo começa com uma tela em branco colocada sobre a mesa pelo artista, que toma um gole de vinho. Logo, esta mesma taça marca a tela com sua base suja de vinho. Surgem os primeiros traços. Mergulhado na taça, o pincel desliza sobre a tela dando forma a elementos como vinhedo, homem com um cacho de uva na mão, garrafa de vinho, uma pessoa sentindo os aromas da bebida, um brinde e a marca dos 30 anos. Mais um gole e o artífice coloca a taça de lado, observa e analisa o que fez.
Ivalino José Postal, conhecido por todos apenas como Postal, aceitou o convite da ABE para viver esta experiência de representar com vinho sobre tela as marcas que a Avaliação Nacional de Vinhos deixou ao longo de sua trajetória de 30 anos. Natural de Bento Gonçalves, da Linha Paulina, em Faria Lemos, começou a se interessar pela arte aos cinco anos de idade, inspirado por livros de histórias clássicas.
A ilustração era o que mais lhe chamava a atenção. Com 11 anos de idade saiu do interior e foi morar na cidade. Mesmo trabalhando em outras áreas – foi até vendedor de automóveis –, nunca deixou o amor pela arte de lado. E no ano 2000, quando montou seu atelier no Vale dos Vinhedos, onde permaneceu por 12 anos, passou a viver totalmente da arte.
A obra que faz parte da campanha da Avaliação deste ano foi feita com vinho da Safra 2022 e estará exposta no dia 5 de novembro, durante o evento, quando será leiloada e o valor arrematado será doado pela ABE para a APAE Bento Gonçalves. Ele também estará no local pintando outra tela que ao final da Avaliação terá sua moldura assinada por todos os participantes do evento. A obra fará parte do acervo da entidade.