Cantabria lidera o consumo de vinho na Espanha, enquanto tradicional La Rioja aparece na "rabeira"

Redação Publicado em 17/01/2011, às 13h12 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47

Os cántabros estão no topo do consumo de vinho na Espanha, com aproximadamente 17,7 litros por pessoa ao ano, praticamente o dobro da média nacional, que é 9,5 litros. No entanto, os riojanos consomem uma média de 6,4 litros de vinho por pessoa ao ano, permanecendo no final desse ranking, ao lado de comunidades como Murcia (6,3 litros) e Extremadura (5,7 litros). Essas são as principais conclusões do recente estudo da revista Distribución y Consumo, editada pela empresa Mercasa.

A pesquisa indica que a maior parte do vinho que se consome em Cantabria é o vinho de mesa, seguido pelos denominados vinhos tranquilos (de melhor qualidade) e, em menor medida, os espumantes e outros tipos de vinho. Desta forma, cada cántabro bebe ao ano uma média de 12 litros de vinho de mesa, a maioria tinto, e 4,3 litros de vinhos tranquilos, os que também têm como maior parte o tinto.

Por comunidades, após Cantabria aparece: Baleares, com 15 litros per cápita; Astúrias, com 13,2; Catalunha, com 13,1; País Basco, com 11,7; Galícia, com 10,8 litros; e Castilla e Leão, com 10,2 litros.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Viticultor grego é eleito prefeito da segunda maior cidade da Grécia
+ Bordeaux começa a investir nos orgânicos
+ Vinícola australiana encampa campanha contra AIDS

Produtor de vinhos e astro do futebol Americano, Charles Woodson brilha na reta final da NFL
+ A favor da sustentabilidade, produtora espanhola lança linha de cosméticos à base de uvas