Redação Publicado em 28/12/2010, às 15h22 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47
Os grandes vinhos franceses fazem cada vez mais sucesso entre os asiáticos |
Nesse ano, aliás, apesar da recuperação de americanos e europeus o sucesso se deu devido à voracidade dos compradores oriundos da Ásia.
As vendas na Ásia foram "particularmente fortes", declarou John Kapon, presidente e diretor de leilões da Acker Merrall & Condit, que declarou vendas totais de 98,5 milhões em 2010. "Hong Kong já superou Nova York como maior centro mundial de leilões de vinho", disse Kapon.
Além da Acker Merrall, a Sotheby's e a Christie's , duas das mais tradicionais casas do mundo anunciaram terem vendido em 2010 88 e 71 milhões de dólares em vinhos finos, respectivamente.
"Na Ásia, é preciso ter uma visão nuançada do mercado. Taiwan, Hong Kong e Cingapura são compradores relativamente maduros. Mas a China continental possui todas as características de um mercado mais novo", ele explica Charles Curtis, diretor da Christie's para vendas de vinho na América do Norte, que vai deixar seu cargo para assumir a direção das operações da empresa em Hong Kong, a partir de janeiro.
"Nos mercados mais novos, as pessoas tendem a focar primeiro as marcas que são top de linha", afirma Curtis, explicando o boom de vendas de Bordeaux premier cru, como Lafite-Rothschild e Haut Brion.
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