Château Latour 2012 retorna ao mercado com preço 20% acima dos estoques existentes

Relançamento via La Place de Bordeaux registra ágio, em meio a demanda moderada e cenário de preços em queda no mercado secundário

Redação Publicado em 17/09/2025, às 11h00

Château Latour 2012 foi relançado a €420 por garrafa, 20% acima do preço inicial, segundo a Liv-ex -

O Château Latour 2012 voltou ao mercado na última semana por meio dos négociants de Bordeaux, com preço superior ao praticado por estoques já disponíveis. Segundo dados da Liv-ex, o vinho foi oferecido a €420 por garrafa ex-négociant, valor 20% acima do preço inicial de 2020.

Diferença de preços e impacto no mercado

No Reino Unido, comerciantes anunciaram o Latour 2012 a cerca de £400 por garrafa em bond ou £2.400 por caixa de seis unidades, o que equivale a £4.800 por 12 garrafas. Já os estoques existentes do mesmo rótulo registravam preço médio de £4.000 por caixa de 12 garrafas IB, ainda conforme a Liv-ex.

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O diferencial entre vinhos ex-château e lotes já circulando não é incomum, mas o nível do ágio segue sendo tema de debate no setor. Relatos indicam que a demanda do consumidor pelos lançamentos de setembro via La Place de Bordeaux tem sido moderada, reflexo de condições desafiadoras no mercado global.

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Estratégia pós-en primeur

O rótulo de 2012 marcou a mudança de estratégia da Latour, que em 2012 deixou o sistema de en primeur. Desde então, a vinícola opta por segurar seus vinhos por alguns anos em adega antes do lançamento. O Latour 2012 só estreou no mercado em 2020, tornando-se à época o mais jovem grand vin disponível.

Neste ano, a propriedade já havia atraído atenção com o lançamento do Latour 2016, avaliado em 100 pontos, que teve forte procura, segundo o comerciante internacional Bordeaux Index.

Campanha de setembro

Setembro consolidou-se como um mês central para a colocação de rótulos internacionais por Bordeaux. No entanto, analistas destacam um início mais contido em 2025. Miles Davis, da Vinum Fine Wines, relatou vendas limitadas de Latour, Haut-Brion, Masseto, Opus One e Penfolds Grange. “Os preços de muitos lançamentos não foram suficientemente baixos para incentivar compradores no mercado atual”, disse.

A pressão do setor é intensificada pela queda nos preços de vinhos finos no mercado secundário, que já dura mais de dois anos e meio.