Redação Publicado em 24/09/2009, às 12h59 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46
O mercado chinês é visto com bons olhos pelo mundo inteiro |
Atualmente, os produtores de diversos países estão extasiados com a possibilidade de expandir suas vendas para mercados em potencial, como é o caso do chinês. Este mercado novo e dinâmico está atraindo investimentos do mundo inteiro.
Apesar de ter mais de um bilhão de habitantes, na maioria de classe média, que podem vir a ser tornar grandes consumidores, e ser considerada a futura superpotência, o mercado chinês apresenta algumas características que não são fáceis de serem compreendidas.
A China possui 48% de tarifas de importação, tornando a competitividade dentro do país difícil. Alguns comerciantes também afirmam que o ritmo dos negócios chineses é lento, mas bem intenso.
Por outro lado, Eric Pope, diretor regional de mercados emergentes, acha que as tarifas chinesas não são um problema tão grande, já que o mercado é enorme. Ele ainda explicou que o comércio de vinho do país, ainda jovem e imaturo, não possui indisposição em relação a mercadorias internacionais, e que isso pode ser um triunfo para os exportadores.
Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...
+ Colômbia adere moda de bares de vinho
+ Revista escolhe 10 melhores hotéis do mundo para amantes do vinho
+ Vale dos Vinhedos exporta modelo de enoturismo
+ O Melhor Vinho do dia: Um californiano para os líderes do G-20!
+ Estudo realizado em Santa Catarina promete otimizar a qualidade dos vinhos