Redação Publicado em 18/09/2012, às 08h02 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48
Durante o primeiro semestre de 2012 a China se tornou o maior comprador de vinhos brasileiros. Segundo dados do Wines of Brasil, projeto realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pela Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o país importou 21.8% dos vinhos brasileiros, um total de 450 mil dólares. O crescimento foi de 492% em relação ao mesmo período de 2011 (68,4 mil dólares).
Quando as exportações para a China começaram, em 2010, foram vendidos US$ 4 mil em vinhos no país. "Basicamente enviávamos amostras. Os negócios começaram pra valer apenas no ano passado", diz a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan. Segundo ela, o país tem boas oportunidades para as bebidas brasileiras. "Tudo acontece muito rápido na China, que é um país enorme com uma população gigante e um interesse crescente em vinho", comenta.
Com o crescimento das vendas, as exportações no Brasil cresceram 86% entre janeiro e junho de 2012, em comparação com o ano passado. Durante esse tempo, as vinícolas registraram um total de 1.85 milhões dólares em exportações, enquanto no ano passado só atingiram 996 mil dólares. O valor corresponde a 34% da meta para esse ano. "É um resultado significativo, que merece ser comemorado", explica Andreia.
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