Redação Publicado em 03/07/2012, às 08h21 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48
Um novo estudo sobre os hábitos dos consumidores de vinhos chineses mostrou que eles são mais atraídos por rótulos com design tradicional ou tipicamente franceses. A Wine Intelligence realizou o estudo entre abriu e maio desse ano.
Foram consultados consumidores regulares de vinhos, todos eles residiam em Pequim ou Xangai, tinham idade entre 25 e 50 anos e ganhavam mais de 500 euros por mês.
A empresa trouxa 40 mostras de rótulos diferentes e foi pedido para que essas pessoas analisassem suas preferências levando em conta o design, percepção de qualidade e em que situação consumiriam cada uma do vinhos de acordo com o rótulo.
Os consumidores identificaram oito principais características nos rótulos de acordo com a Wine Intelligence: prestigioso, imponente, moderno clássico, moderno contemporâneo, moderno vibrante, elegante contemporâneo, eclético e doméstico.
Cada uma das categorias representa a junção da qualidade, preço e associação com as ocasiões em que os vinhos poderiam ser servidos. Por exemplo, Elegante contemporâneo, sugere qualidade alta, com características únicas a preços altos, mas os consumidores só comprariam vinhos assim para ocasiões especiais como celebrações, presentes ou para coleções.
Apesar disso, consumidores mais conservadores, que são a maioria na China, preferem rótulos mais tradicionais e clássicos, que eles ligam diretamente com a qualidade do vinho, explicou o representante da empresa sobre a pesquisa.
As categorias modernas são geralmente compradas por jovens, que gostam das cores e do design diferente e inovador dos rótulos. Os domésticos são os que carregam algum tipo de símbolo ou design oriental, e os menos populares entre os consumidores.
Por isso também, vinhos franceses e tradicionais tem grande destaque no país, que vem ganhando enorme destaque no mundo do vinho nos últimos anos.
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