Cientista italiano cria robô capaz de fermentar vinhos

Muito semelhante ao androide R2-D2 da saga Star Wars, o ‘Genesis’ pode produzir 100 litros da bebida por ciclo

Redação Publicado em 08/04/2016, às 18h00 - Atualizado às 17h19

Um empresário italiano acaba de apresentar uma ideia inovadora para produtores de vinho. Donato Lanati, da empresa Enosis Meraviglia, que realiza pesquisas sobre o vinho, com sede em Piemont, criou um robô capaz de fermentar vinho, abrigar 200 kg de uvas e produzir 100 litros da bebida. 

Donato e o projeto 'Genises'

Na prática, as uvas são colocadas no 'Genises' e o operador comanda a máquina atráves de um painel de controle localizado na parte posterior direita do aparato, que dá início à fermentação das frutas. 

Após o procedimento inicial, o vinho é levado para um laboratório, com temperatura controlada, onde luzes coloridas são colocadas na mistura para uma fermentação mais aprofundada.

O robô foi produzido para extrair o melhor de cada uva, usando um cursor sensorial que mensura o potencial de açúcar, nível de pH e antocianinas extraíveis da fruta.

O mecanismo também pode controlar oxigenação, maceração (operação que consiste em deixar o sumo da uva em contato com as cascas e as sementes antes da fermentação álcoólica) e trasfega, movimento que transfere o vinho de um recipiente para o outro. Donato faz uso de uvas indígenas cultivadas em vinhedos de Piemont, Calábria, Sicilia, Sardenha e Toscana para a produção de vinho no 'Genises'.