Cientistas criam 'microvinícola' que produz vinho em 60 minutos

A bebida pode ser feita através da fermentação de um suco de uva envelhecido

Redação Publicado em 08/07/2016, às 15h00 - Atualizado em 12/07/2016, às 15h37

Pesquisadores desenvolveram um apetrecho em miniatura capaz de produzir vinho através da fermentação de suco de uva envelhecido com a ajuda de leveduras estrategicamente instaladas no dispositivo.

Esta ''microvinícola'', que está sendo analisada por cientistas suíços e norte-americanos, pode produzir vinho em um período de 60 minutos. Muito mais rápida do que a vinificação feita em barris que podem levar inúmeras semanas para se concluir.

A ''microvinícola'' foi desenvolvida pelo cientista Daniel Attinger da Universidade Estadual de Iowa. Attinger, que atua na área de pesquisa microfluídica e multifásica, disse que o apetrecho, foi feito para ajudar enólogos e especialistas em vinho melhorarem sua compreensão sobre os processos de fermentação.

Daniel Attinger (à direita) com outro pesquisador (à esquerda)

Tipicamente, o vinho é produzido através da adição de leveduras em barris com sumo de uva, mas este processo leva até três semanas para se completar. Com o dispostivo, o vinho pode ser fermentado em um espaço muito menor e em menos tempo.

No novo gadget, as leveduras são armazenadas em pequenos compartimentos e são liberadas no suco de uva envelhecido através de uma fina membrana que é perfurada com pequenos poros. Quando o suco é fermentado, o fermento absorve o açúcar e solta os dióxidos de álcool e carbono e prepara a amostra de vinho.

A ''microvinícola'' pode ajudar os enólogos comerciais testarem ingredientes ou métodos mais rápidos ao invés de esperar semanas por um resultado do vinho fermentado em barril.

Daniel está testando o equipamento com cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, que não descartam a possibilidade de que o projeto possa ser usado em fermentações domésticas, mas apontam as desvantagens do apetrecho.

Primeira desvantagem, o dispositivo fermenta 1 ml de vinho por hora, o que é 0,13% de uma garrafa de vinho de 750ml.  Neste ritmo, o usuário doméstico levaria até quatro dias para poder degustar apenas uma taça. Em segundo lugar, o sabor do vinho produzido pela pequena vinícola não possui um gosto refinado e, sim um paladar de uma bebida feita para pesquisas, segundo os cientistas.