Batalha judicial deve-se a uma campanha publicitária de 2005. Lobby já perdeu o processo em quatro instâncias, mas segue insistindo
Redação Publicado em 28/08/2014, às 08h56 - Atualizado em 03/12/2014, às 08h04
O lobby anti-álcool liderado pela Associação Nacional para a Prevenção do Alcoolismo e Toxicodependência (ANPAA), na França, relançou seus ataques ao Conselho de Vinhos de Bordeaux (CIVB).
Uma batalha vem sendo travada desde 2005 entre as partes e o alvo é uma campanha publicitária do CIVB intitulada “Retratos dos Vinhateiros”.
A campanha mostra fotografias de enólogos de Bordeaux sorrindo. Para os neo-proibicionistas, as fotos de tais profissionais sorrindo estimulam e encorajam as pessoas a beberem vinho, o que vai contra o princípio da rigorosa lei Evin, a qual restringe a publicidade relacionada ao álcool.
O caso foi ao Supremo Tribunal de Justiça, depois que a ANPAA perdeu três vezes em tribunais inferiores. No entanto, a Suprema Corte devolveu o caso para as instâncias inferiores, onde a ANPAA perdeu novamente em abril deste ano.
Na semana do dia 14 de julho o CIVB anunciou que o ANPAA havia abandonado o caso. Porém, em poucas horas, a associação havia levado o caso à Suprema Corte novamente, adiando a definição do caso.