Estudo aponta que idade e gênero afetam respostas emocionais ao vinho
Redação Publicado em 16/08/2018, às 15h00 - Atualizado às 13h55
Pesquisadores da Universidade Politécnica de Madrid e da Universidade de Euskampus Fundazioa do País Basco promoveram uma degustação às cegas de seis vinhos espanhóis com 208 participantes (cerca de metade homens e metade mulheres) e anotou as respostas emocionais de cada pessoa. Após a degustação de cada vinho, os participantes foram questionados sobre a aceitabilidade do vinho (classificado em uma escala de nove pontos) e, em seguida, sobre as emoções que ele provocou. Vinte e sete termos relacionados a emoções foram apontados em uma escala em que os participantes indicavam com que intensidade cada vinho os fazia sentir determinada emoção.
Os pesquisadores também levaram em conta a idade dos participantes, que foram classificados em três grupos: adultos jovens (de 18 a 35 anos) com 45% do grupo; adultos de meia-idade (de 36 a 55 anos) com 29%; e adultos mais velhos (mais de 55 anos) com 26%.
Em geral, a faixa etária mais velha apresentou pontuações significativamente mais altas para os termos emocionais, especialmente os positivos, como “ativo”, “entusiasmado”, “agradável” e “curioso”. Mais termos negativos, como “culpado” e “preocupado” também foram mais bem avaliados pelos grupos dos mais velhos e de meia-idade. De acordo com o estudo publicado na revista Food Quality and Preference, isso poderia estar ligado a um aumento nos problemas de saúde à medida que as pessoas envelhecem.