Estudo francês aponta benefícios do consumo moderado de vinho para a saúde

Vinho pode reduzir riscos de doenças, aponta pesquisa com 150 mil pessoas

Redação Publicado em 20/05/2010, às 10h35 - Atualizado em 12/09/2025, às 08h25

Beber vinho diariamente faz bem - AI

 

Uma pesquisa feita pelos Hospitais da Assistência Pública de Paris concluiu o que todo bom apreciador de vinhos já sabe há muito tempo: o consumo da bebida, além de tudo, faz bem à saúde. Entretanto, o estudo mostra que apenas o consumo moderado pode trazer esses benefícios.

Foram analisados 150 mil voluntários, sendo 97 mil homens e 52 mil mulheres, divididos em cinco grupos, de acordo com a ingestão de álcool de cada um. Os resultados mostraram que aqueles que ingerem pouca ou moderada quantidade de álcool por dia correm menos riscos de ter arritmias, depressão, estresse e obesidade.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Além de tudo, o estudo concluiu que as pessoas que têm um consumo moderado de álcool também possuem um melhor status, uma melhor função respiratória e tendem a se exercitar mais do que aqueles que nunca tomaram um gole, ou bebem excessivamente.

Vinho e Saúde Benefícios do vinho Vinho e coração consumo moderado de vinho estudo sobre vinho vinho e depressão vinho e obesidade pesquisa vinho vinho e exercícios físicos vinho França