Dalva vence tradicional regata de barcos rabelos

Corrida de barcos de Vinho do Porto ocorre há mais de 30 anos no dia de São João

Redação Publicado em 25/06/2014, às 09h18 - Atualizado em 03/12/2014, às 08h04

Prova reune barcos das mais célebres casas de Vinho do Porto

Em um dia marcado pela chuva intensa e pouco vento, a casa de Vinho do Porto Dalva sagrou-se campeã da tradicionalíssima regata de barcos rabelos – usados para o transporte de barricas de vinho pelo rio Douro – realizada há 31 anos sempre no dia de São João (24 de junho), na cidade do Porto.

Neste ano, a prova, que foi desde o Cabedelo até à Ponte D. Luís, no Porto, contou com 14 embarcações representando as mais diferentes casas de Vinho do Porto e foi extremamente disputada. "Foi corrida fantástica, com a chuva como elemento surpresa e, dos últimos anos, a corrida em que os barcos estiveram juntos durante mais tempo", disse o capitão do rabelo Dalva, Jorge Dias, que venceu a prova em sua terceira participação. Na primeira, o mastro de seu barco se partiu.

"Sabemos que normalmente o São João não se dá muito bem com o São Pedro", brincou Manuel Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP). "A relação entre os dois santos não deve ser a melhor", continuou ao notar que a falta de vento tornou a regata menos movimentada do que o habitual.  "No princípio, é normal haver velas que rasgam e mastros que partem", disse, lembrando que a tripulação dos barcos nem sempre é formada por velejadores profissionais.

Dalva rabelos regata