Degustar vinhos conforme as fases da lua: mito ou tendência?

Calendário lunar orienta degustação de vinhos, mas carece de comprovação científica

Redação Publicado em 15/10/2018, às 17h00 - Atualizado em 03/06/2025, às 08h05

Como a posição da lua pode afetar sua próxima taça de vinho

 

A influência da lua no vinho é tema de um calendário seguido por enófilos, que divide os dias em raiz, flor, folha e fruta com base nos signos do zodíaco. Segundo os princípios da biodinâmica, os “dias de fruta”, regidos por signos de fogo, seriam os melhores para degustar vinhos, enquanto os “dias de raiz”, ligados a signos de terra, seriam os menos indicados

A ideia de que os vinhos se mostram melhor em algumas fases da lua do que em outras segue os princípios da biodinâmica, em que esse satélite da Terra tem papel fundamental nos dias de poda das vinhas, colheita, vinificação etc. Foi nessa onda que surgiu o “calendário lunar para enófilos”.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Nele, os melhores dias para beber vinho são definidos de acordo com as fases da lua. A divisão é feita em quatro partes: os dias de raiz, os dias de flor, os dias de folha e os dias de fruta, que são divididos de acordo com a passagem da lua por determinados signos do zodíaco.

Segundo esse calendário, as melhores datas para degustar um vinho seriam os “dias de fruta”, regidos por signos de fogo (veja a seguir), pois neles as bebidas estariam mais aromáticas e saborosas. Já os piores dias para provar um vinho seriam durante a fase de “raiz”, regida por signos da terra. No entanto, não há comprovação alguma de que isso realmente ocorra.

LEIA TAMBÉM: Vinho lunar

Fases da lua e vinho biodinâmica do vinho calendário biodinâmico vinícola enologia e calendário lunar calendário lunar para vinhos dias de fruta vinho influência da lua no vinho signos e vinho degustação de vinhos e lua melhores dias para degustar vinho