Em catalão são os chamados “vins brisats”. Vinhos brancos produzidos em contato com a “brisa” ou, as cascas
Redação Publicado em 06/02/2022, às 17h00
Apesar da regularização só vir agora, as vinícolas locais produzem o estilo há muito tempo
Na última reunião de diretoria do conselho regulador da DO Terra Alta, na Catalunha, foi aprovada uma longa lista de mudanças. Mas talvez o item mais interessante foi o que permitiu a certificação para um tipo de vinho que, em catalão, são chamados de “vins brisats”. O nome refere-se aos vinhos brancos produzidos em contato com a “brisa” ou, as cascas, engaços e sementes das uvas. Este é um método de produção que ganhou bastante visibilidade e popularidade nos últimos anos e é mais conhecido como “vinho laranja”.
Terra Alta produz este estilo de vinho há muito tempo. “Os habitantes da região têm historicamente bebido vinho feito neste estilo. De fato, as pessoas estavam mais acostumadas a isso do que ao estilo atual. Era muito mais simples de produzir, pois você colocava tudo no tanque para fermentar junto”, disse Núria Altés, coproprietária da vinícola Herència Altés
O presidente da DO, Joan Arrufí disse: “Temos muito mais vinhos a serem lançados no mercado em breve, pois muitos enólogos voltaram a esses vinhos, mas desta vez usando técnicas modernas de vinificação, permitindo 'brisats' tradicionais, mas com mais finesse e compatibilidade com os gostos atuais. Quisemos incluí-lo nesta revisão do plec (estatuto) de forma a refletir esta história da nossa região, bem como a sua evolução, e também porque está bastante claro para nós que o público enoturístico tem um interesse crescente por estes vinhos”
Acredita-se que isso fará da DO Terra Alta a primeira em toda a Espanha a ter uma certificação legal para este estilo de vinho. Arrufí e outros dentro da DO não podem dizer com certeza, mas acreditam que podem ser os primeiros de qualquer denominação regulatória em toda a Europa a fazer isso também.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui