Fóssil era usado como enfeite em um bar
Redação Publicado em 02/10/2018, às 20h00
Reprodução: Facebook/Robert Krickl
Um dente de tubarão de 15 milhões de anos de idade foi encontrado na vinícola austríaca Tiger-Wurth. Ele estava sendo usado como enfeite no bar. A descoberta foi feita quando um cientista viu o dente em um pedaço de pedra calcária.
Robert Krickl perguntou se poderia dar uma olhada mais de perto no dente de cinco centímetros e, depois de um pouco de pesquisa, identificou-o como sendo de um tubarão extinto conhecido como Cosmopolitodus hastalis.
A descoberta é singular porque, embora se tenha constatado que dentes dessa espécie foram encontrados na região no século XIX, todos foram perdidos ao longo dos anos. O enólogo Leopold Wurth disse que os fósseis eram encontrados regularmente na área e que ele e sua família gostavam de coletá-los e usá-los como decoração.
Sabe-se que os solos de calcário de muitas regiões vinícolas são o resultado de dezenas de milhões de anos de depósitos marinhos petrificados compostos de moluscos, recifes de corais, mamíferos marinhos e répteis.
“Até 13 milhões de anos atrás, a região era a costa de um mar tropical com baleias, tartarugas, estrelas do mar, todos os tipos de peixes… e também diferentes espécies de tubarões. Naquela época, esse mar chamado 'Paratethys' estava conectado aos oceanos do mundo”, afirmou Krickl.