Devido a mudanças no clima, novas variedades serão plantadas na Austrália.

Redação Publicado em 21/10/2009, às 14h06 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46

As mudanças no clima mundial podem interferir diretamente no cultivo de uvas em muitos países. Algumas vinícolas da Austrália já foram obrigadas a plantar variedades alternativas, buscando espécies resistentes a altas temperaturas, geadas e, principalmente, a novos tipos de pestes.

Novas variedades estão sendo testadas em solo australiano
Os vinicultores também estão procurando novas áreas para o plantio para evitar as mudanças de temperatura extremas, como ocorre em algumas regiões do país. Segundo um estudo realizado com o intuito de melhorar as condições de plantio, os "perigos em potencial" podem ser combatidos tranqüilamente, desde que haja cuidado na seleção nas áreas vinícolas.

Entre os riscos, destacam-se os picos de calor, tanto no inverno quanto no verão, que encurtam o período de desenvolvimento da uva, e geadas, que podem danificar as vinhas.

Para que isso seja tratado e não afete a safra, basta que continuem sendo implementadas boas práticas de cultivo e que os vinicultores fiquem cientes de sua importância para a otimização da qualidade das uvas.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do dia: Harmonizando arte e vinho na Argentina!

+ "Rainha" do tênis francês se diz apaixonada por vinhos

+ Safra da D.O. de Ribeiro terá 10,5 milhões de quilos de uva

+ A favor da microoxigenação

+ O Melhor Vinho do dia: Aos tenistas e aos vinhos de Santa Catarina!