Comunicado oficial da OIV informa sobre a morte de seu Diretor Geral
Redação Publicado em 07/12/2023, às 11h58
A OIV (Organização Internacional da Uva e do Vinho), informou na manhã de hoje (quinta-feira) o falecimento de seu Diretor Geral, o espanhol Pau Roca, que estava à frente da instituição desde 2019 e foi representante da Espanha na Organização desde 1992.
Pau Roca Blasco era biólogo de formação pela Universidade de Barcelona e atuou em diversas áreas, como pesquisador em oceanografia e na indústria do azeite de oliva, onde exerceu muitos cargos diretivos que o levaram até a OIV através da Federação Espanhola de Vinhos, onde foi Secretário Geral por 16 anos.
LEIA TAMBÉM: Os segredos do lendário Romanée Conti
Entre suas variadas atuações, ele era mebro permanente do grupo de Vinho da Comunidade Econômica Européia, vice-presidente do Comitê Internacional da Federação das Indústrias de Alimentos e Bebidas além de membro do comitê diretivo da Ecovidrio (sistema integrado de reciclagem de vidro).
A pesquisadora brasileira, Regina Vanderlinde, que exerceu vários cargos de direção na OIV e foi colega de Pau Roca na organização, afirmou em entrevista que o trabalho dedicado dele permitiu que a OIV entrasse no novo século, incentivando a presença digital, a renovação das vinícolas e aceitando novos países membros, que agora chegam a 50.
Pau Roca era Cavaleiro da Ordem do Mérito Agrícola da França, tinha 65 anos e faleceu após uma prolongada doença. Ele deixa esposa e três filhos.