Região portuguesa foi anunciada como a “cidade” europeia do vinho 2023 com o lema “All Around Wine, All Around Douro”
André De Fraia Publicado em 02/01/2023, às 12h18
Apesar de não ser uma cidade, e sim uma região com 19 autarquias, o Douro foi anunciado como a Cidade Europeia do Vinho 2023.
A Cidade Europeia do Vinho é um concurso anual lançado pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) e iniciou em 2012. O objetivo é a promoção turística e a divulgação das regiões europeias produtoras de vinho e a cidade sempre altera entre os diversos países que fazem parte da rede.
"O Douro Patrimônio da Humanidade será, assim, uma referência europeia no vinho, na vinha, na cultura e na celebração harmoniosa da natureza e da obra secular realizada por gerações de durienses", diz em comunicado a Comunidade Intermunicipal do Douro – CIM Douro. Que completa dizendo que este é "um dos maiores desafios coletivos que o Douro já assumiu em toda a sua história, materializando o desejo e o pulsar de toda uma região".
A campanha utilizou o slogan "All Aroud Wine, All Around Douro", e já estão previstas dezenas de iniciativas ao longo do ano para promover o vinho duriense.
A CIM Douro quer mostrar ao mundo muito além do Vinho do Porto, o mais famoso da região do Rio Douro, e explorar todos os grandes vinhos produzidos pelos cerca de 22 mil produtores que estão espalhados pela área.
A Rede Europeia das Cidades do Vinho possui 11 países membros: Alemanha, Áustria, Bulgária, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Portugal e Sérvia. A última cidade escolhida havia sido Aranda de Duero, na Espanha que, devido à pandemia de COVID-19, teve seu mandato de 2020, finalizado apenas em 2022.
Pelas regras da RECEVIN, em 2023 a cidade europeia do vinho deveria ser portuguesa e o país apresentou três candidaturas, além do Douro, a região sul do país apresentou o "Algarve Golden Terroir", juntando os municípios de Lagoa, Albufeira, Lagos e Silves, já no norte, o Vale do Lima, com as cidades de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo apresentaram um projeto explorando parte da região dos Vinho Verdes.