Site de leilão online costuma vender rótulos de vinhos cobiçados
Redação Publicado em 28/11/2013, às 12h05 - Atualizado em 03/12/2014, às 08h04
O site de leilão eBay defendeu seu plano antifraude de rótulos depois que foram lançadas suspeitas sobre vinhos vendidos através dele. A preocupação dos consumidores começou quando Armand Aramian foi sentenciado a quatro meses de prisão em Bordeaux depois de ser considerado culpado por comprar rótulos falsificados de Mouton Rothschild e fornecê-los para um vendedor do eBay em 2010.
O caso trouxe à tona a preocupação sobre a presença de rótulos falsificados online e o potencial uso por fraudadores. A advogada do Château Mouton Rothschild, Andrea Lindner-Jamin, disse que a presença de rótulos falsificados à venda no eBay era um problema, mas que é algo que o Château aprendeu a rastrear. “É muito desagradável, mas o mais importante é que estamos de olho e preparados para agir rapidamente”, apontou.
Um porta-voz do eBay disse que o grupo já toma medidas duras. “As medidas antifraude são intensa e incluem o Verified Rights Owner Program (VeRO), que permite os detentores dos direitos de rapidamente apontarem infrações de copyright”, disse.