Em tempo de colheita, 30 toneladas de uva são roubadas na França

Redação Publicado em 30/09/2010, às 07h02 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47

Na última sexta feira, 30 toneladas de Cabernet Sauvignon foram roubadas de uma vinícola próxima à comuna de Béziers, na região de Heraul, ao sul da França.

De acordo com o depoimento que o proprietário do terreno, o vinicultor Roland Cavaillé, deu ao periódico La Dépèche, as uvas estavam perfeitamente maduras e ele próprio já estava se preparando para iniciar sua campanha 2010. O produtor ainda estimou que o roubo deva ter durando cerca de quatro horas, tempo necessário para que os ladrões fizessem a colheita em todo terreno.

Cavaillé agora teme não ter como se sustentar até o final do ano. Apesar de possuir seguro contra roubo, este cobre apenas as vinhas e não necessariamente seus frutos. O vinicultor receberia 60 euros por hectolitro vendido.

Para tentar encontrar os culpados, a polícia francesa está analisando os rastros de pneus deixados por uma máquina que se acredita ter sido utilizada pelos ladrões para fazer a colheita.

ESPECIAL:Da videira ao vinho - Perde-se nas areias do tempo a origem do cultivo da videira, mas seu ciclo - hoje bem conhecido - pode determinar a qualidade de um vinho

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Empresa da Califórnia irá tornar garrafas de vinho reutilizáveis

+ "Estamos entrando na década do Prosecco", diz especialista britânico + Restaurante no Reino Unido combina pratos e vinhos com chocolates + Bordeaux se torna set de filme chinês

+ Vinícola é processada por danos causados pelo uso de pesticidas