Empresa se torna a primeira "adega-boutique" da China

Redação Publicado em 19/07/2010, às 09h23 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46

Localizada na encosta oriental do monte Helan na região norte da China, a vinícola Silver Heights Vineyards foi aplaudida por amantes do vinho, na semana passada.

Em um país onde a indústria vitivinícola é dominada pela produção em massa de vinhos medíocres, a empresa acaba de se tornar a primeira "adega-boutique" chinesa.

Comandada pela enóloga Emma Gao Yuan, a vinícola não possui mais do que um hectare, mas seu potencial foi notado por Alberto Fernandez, diretor da filial chinesa da adega espanhola Torres.

"A primeira vez que provei o vinho de Emma, percebi que poderíamos ajudá-la", disse ele. O diretor então apresentou os vinhos da Silver Heights Vineyards à imprensa chinesa.

O entusiasmo com que os vinhos foram vistos pela filial espanhol logo fizeram com que a produção de Emma fosse aceita em luxuosos hotéis da China, como Kempinski, Grand Hyatt e os Resorts Aman. Membros do governo e amantes chineses do vinho também se renderam à produção da vinícola.

Apesar do mercado chinês pensar mais em quantidade do que em qualidade, o diretor Fernandez acredita que o potencial para a melhora do país nesse setor está, precisamente, no segmento das vinícolas pequenas, como Silver Heights. Apesar dos elogios, Emma mantém os pés no chão: "Acredito que podemos fazer um bom vinho, ao estilo da Austrália ou da Califórnia, mas nunca como um Bordeaux".

ESPECIAL:Os desafios do Oriente - Vinho combina com culinária asiática? ADEGA quis pôr à prova as combinações mais ousadas e teve sucesso

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Máquina de vinhos faz sucesso na Pensilvânia

+ Grandes vinícolas investem em produção na China

+ Mergulhadores acreditam ter encontrado champanhe mais antigo do mundo

+ Ministério proíbe construção de usina em região vitivinícola da Eslováquia

+ Comerciantes acreditam que China será mercado-chave para Bordeaux 2009