Empresário chinês compra propriedade histórica em Borgonha

Redação Publicado em 23/08/2012, às 10h23 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48

Um empresário chinês não identificado comprou o Château de Gevrey-Chambertin - propriedade histórica de Borgonha - por 8 milhões de euros. A notícia preocupou a os enólogos da região, que pretendiam usar o local como visitação e recepção de visitantes.

O presidente da Associação de enólogos de Gevrey-Chambertin, Jean Michel Guillon, explicou que a maior preocupação dos produtores e enólogos é que aconteça o que tem acontecido em Bordeaux, onde muitos estrangeiros estão comprando grandes e importantes propriedades. Apesar disso, os códigos nos vinhedos de Borgonha e o tamanho da região dificultam ou fazem que seja impossível que estrangeiros comprem propriedades. Até agora, só se sabe de outro chinês que comprou dois hectares em Vosne-Romanée e em Richebourg.

Diversas propriedades da região estão chamando a atenção dos comprados asiáticos, pois os vinhos produzidos nela são considerados mais compatíveis com o paladar oriental. No entanto, essa atenção não é bem vista pelos produtores, que se mostram preocupados. "Eu espero que esse não seja o começo de um movimento de investimentos estrangeiros em Borgonha. Estamos começando a ver nossa herança fugir pela janela, pois essa não é a única compra estrangeira que vimos na área", disse Guillon, sobre a venda recente do Domaine Maume para um canadense.

O Château de Gevrey-Chambertin data do século XIIV e pode ter as fundações mais antigas da região. Pertenceu ao monastério de Cluny e alguns dos aristocratas mais poderosos que já passaram pela região. Ele pertencia à família Masson desde 1858.

Mais notícias sobre vinhos...

Caixa de Lafite1982 foi o lote mais caro do primeiro leilão online da Christies
Livro conta, pela primeira vez, história completa dos Châteaux mais famosos de ...
África do sul lança dicionário trilingue online com vocabulário vitivinicola
Vinhos raros serão leiloados para ajudar instituições de caridade
Enólogos dizem que safra 2012 no Vale do Napa será epica