Empresário que incediou armazém de vinhos é condenado a 27 anos de prisão

Redação Publicado em 13/02/2012, às 08h36 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48

 Mark Anderson, empresário de 63 anos que admitiu ter incendiado um armazém na Califórnia em 2005, foi sentenciado a 27 anos de prisão.

Anderson admitiu em 2009 ter colocado fogo no armazém de vinhos Wines Central, destruindo 4,5 milhões de garrafas e causando um dano de 250 milhões de dólares.

O juiz do distrito, Lawrence Karlton, chamou as 19 acusações contra Anderson de uma "série de crimes graves", e disse que se não fossem as alegações de problema de saúde por parte de Mark Anderson ele teria pego mais anos.

O armazém estocava garrafas de cerca de 95 garrafas de vinicolas e colecionadores do Vale do Napa.

De acordo com a publicação San Francisco Chronicle, Ted Hall, o dono da vinícola Long Meadow Ranch Winery em Santa Helena, Napa, chorou quando soube da destruição.

"Nós perdemos nossa história. Não podemos simplesmente ligar para fabrica e pedir para que façam outro vintage de cabernet sauvignon de 2001. Foi destruído para sempre." Disse ele.

Mark Anderson

Os clientes assegurados receberam seu dinheiro de volta enquanto clientes como a Vinícola  Sterling, por não terem seguros tiveram um prejuízo de 27 milhões de dólares. E algumas ainda tiveram de fechar suas portas.

Acredita-se que ele começou o incêndio em um ataque de fúria e frustração por causa o problemas financeiros.

De acordo com seu advogado Anderson se declarou culpado das 9 acusações federais, incluindo incêndio e evasão fiscal, por causa de um acordo que fez com o promotor, para não pegar prisão perpétua.

Ele disse que irá apelar a sentença.

Mais notícias sobre vinhos...

Leilões de vinhos batem recorde em 2011
Empresário é o primeiro chinês a comprar vinhedos em Borgonha
Portugal pretende unir todas as rotas de vinho do país
Indústria argentina de vinhos move 3.255 milhões de dólares anualmente

Vinícola cria concurso de desenho para ilustrar o rótulo de seu próximo vinho
Tam recebe prêmio pelos vinhos servidos a bordo