Ranking traz um vinhedo espanhol como o melhor do mundo, seguido por um chileno
Larissa Avilez Publicado em 05/11/2024, às 07h31
O World’s Best Vineyards divulgou, na segunda-feira (4.nov.2024), a lista com os 50 melhores vinhedos do mundo. A primeira posição ficou com a Espanha – um dos países com mais representantes no ranking, ao lado da França, com oito aparições cada. A Argentina também se destacou, com seis vinhedos contemplados. Abaixo, o top 10 mundial:
Além dos melhores colocados em geral, destacaram-se três vinhedos: Robert Mondavi Winery (EUA), na 16ª posição, como o melhor da América do Norte; d’Arenberg (Austrália), no 31º lugar, como o melhor do eixo Ásia-Oceania; e Château Héritage (Líbano), na 35ª colocação, como o melhor da Ásia.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Ao analisar toda a lista, há vinhedos de 16 países. Depois de Espanha, França e Argentina, aparecem: Chile (com 4 vinhedos), Itália (4), Portugal (3) e Estados Unidos (3). A Alemanha, o Uruguai, o Líbano, a Austrália e a África do Sul marcam presença com dois vinhedos cada. Já Hungria, Japão e Áustria tiveram um representante.
Na segunda-feira anterior (28.out.2024), o World’s Best Vineyards divulgou a segunda parte do top 100 mundial. Pela primeira vez, o Brasil apareceu no ranking, representado pela Casa Valduga, do Rio Grande do Sul, que ficou na 58ª posição. “Essa conquista reafirma o nosso compromisso de levar o melhor do terroir brasileiro ao mundo”, disse Luísa Valduga, embaixadora da marca.
LEIA TAMBÉM: Melhores vinhedos do mundo: Brasil aparece no top 100 pela 1ª vez
Organizada pela William Reed Limited, a lista internacional é elaborada a partir da Voting Academy, composta por mais de 500 profissionais, incluindo sommeliers e especialistas em vinhos e viagens. O top 50 mundial foi anunciado em um evento na Nyetimber Estate, em West Sussex, na Inglaterra.