Estudo francês garante que redução do teor alcoólico não altera qualidade do vinho

Redação Publicado em 12/05/2010, às 11h35 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46

Segundo um estudo elaborado pelo Instituto Nacional de Investigação Agronômica da França, "a redução do teor alcoólico de um vinho é imperceptível e não altera sua qualidade".

Hernan Ojeda, diretor adjunto do instituto, afirmou que a redução alcoólica pode ser feita em todos os tipos de vinho sem que o consumidor perceba a diferença.

Para comprovar a teoria, os pesquisadores do estudo, numa degustação às cegas, colocaram à prova 14 vinhos de certo teor alcoólico, de "boas características" e as mesmas bebidas com gradação menor, e não foi notada diferença alguma.

"A técnica para baixar a gradação é a mesma para todos o tipo de vinho e consiste na utilização de uma técnica especial", explicou Ojeda. Atualmente, a elaboração deste tipo de vinho exige a aplicação de leveduras e genes transgênicos.

Alguns mercados já começaram a bebidas com menos álcool, inclusive por questões de saúde, como por exemplo, a Inglaterra, cuja demanda para vinhos de teor alcoólico de 9% ou menos está em constante ascensão.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ As mulheres preferem o tinto
+ I Feira de Vinhos Ecológicos começa hoje na Espanha
+ O Melhor Vinho do Dia: Aos jogadores que vão à Copa!

+ Terremotonão afetou as exportações de vinho do Chile
+ Garrafas de plástico são cada vez mais frequentes no mundo do vinho