Aquecimento do mercado da Ásia levou ao aumento, que chegou a US$ 7,7 bilhões e asiáticos hoje são responsáveis por 27% das vendas de vinhos franceses no mundo
Redação Publicado em 13/11/2013, às 12h04 - Atualizado em 03/12/2014, às 08h04
A
s exportações de vinhos franceses atingiram, em 2012, uma alta recorde graças às vendas de vinhos premium e a uma forte demanda dos mercados asiáticos. De acordo com dados oficiais divulgados pela alfândega francesa, as exportações de vinhos franceses, excluindo Champagne, atingiram o equivalente a US$ 7,7 bilhões em 2012. A alta das exportações é reflexo da recuperação das vendas de vinho após a crise econômica mundial de 2009.
Como reflexo dessa recuperação, as exportações aumentaram 9% entre 2009 e 2012, e as vendas de vinhos, continuaram aumentando no primeiro semestre de 2013 com um volume de negócios de US$ 7 bilhões.
Entre 2009 e 2012, as exportações francesas para a Ásia cresceram 30% ao ano contra os 6% de crescimento dentro da Europa. Além disso, o continente asiático foi responsável, em 2012, por corresponder a 27% das vendas, em comparação aos 17% alcançados em 2009. Nesse contexto, Hong Kong é o maior cliente asiático para o vinho francês, principalmente os premium, que antes representava 27% dos vinhos vendidos para China, e hoje atinge 44%.
Porém, o volume de vinho francês que abastece a Europa caiu em 2012 e 2013 em decorrência de um movimento atribuído à pequena colheita francesa por conta do clima desfavorável. Mas o crescimento recente das exportações também se deve ao grande papel exercido pelo mercado asiático. Agora, a China é o segundo maior mercado exportador de vinhos, ficando atrás somente da Inglaterra.