Exportações de vinho da Austrália crescem ao maior nível em três anos

Aumento se deve, principalmente, às importações da China, após retirada de taxas

Redação Publicado em 23/10/2024, às 11h44 - Atualizado em 24/10/2024, às 13h07

De setembro de 2023 ao mesmo mês deste ano, os três maiores mercados importadores de vinhos australianos, em valor, foram China, Reino Unido e EUA - Divulgação

As exportações de vinhos australianos chegaram ao maior patamar dos últimos três anos. Segundo dados da Wine Australia, divulgados na terça-feira (22.out.2024), os envios internacionais aumentaram 34% em valor e 7% em volume – chegando a US$ 2,39 bilhões e 643 litros – no período de 12 meses encerrado em setembro de 2024.

O crescimento foi impulsionado pela reentrada no mercado da China, depois das taxas de importação sobre a bebida australiana terem sido retiradas em março deste ano. A mudança de cenário ficou clara com as quantidades importadas a partir de abril, especialmente nos meses de maio e junho.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

“Os embarques no último semestre provavelmente se devem ao reabastecimento de vinho australiano na China. Os níveis de exportação não são equivalentes aos números do varejo, e levará algum tempo até que fique claro como os chineses estão reagindo à volta do vinho australiano”, disse Peter Bailey, gerente de insights de mercado da Wine Australia.

Para os demais destinos, as exportações de vinho da Austrália ficaram estáveis em termos de valor e caíram 3% em volume, para US$ 1,78 bilhão e 585 milhões de litros. A diminuição mais significativa em volume aconteceu nos Estados Unidos. Já na Europa houve um pequeno aumento devido ao Reino Unido e à Bélgica.