Família cubana produz 'vinhos' com auxílio de preservativos

Viticultores inovaram diante da falta de itens industriais básicos no país

Por Maria Bolognese Publicado em 31/05/2017, às 08h32 - Atualizado às 08h48

 
Uma propriedade familiar cubana produz uma bebida fermentada à base de uva com o auxílio de preservativos. Como resultado do embargo comercial dos EUA  e alguns outros problemas da economia cubana, milhares de itens domésticos e industriais básicos são inacessíveis aos moradores da ilha, o que pede bastante criatividade para empreender. 
 
Em El Canal, uma vinícola em Havana, Orestes Estevez e sua família enchem jarras de vidro com uvas, gengibre e hibisco, antes de vedá-las com um preservativo. Os preservativos lentamente inflam conforme a fermentação acontece. Uma vez que o preservativo colapsa, sabe-se que a fermentação está completa e o "vinho" está pronto para engarrafamento.
 
A vinícola trabalha com 300 jarros com capacidade de 20 litros cada. Uma vez que a bebida é engarrafada, a família vende a produção para clientes que vão até a propriedade e restaurantes da região. 
 
É preciso entre 30 e 45 dias para a produção de um jarro da bebida em El Canal e em média 50 garrafas padrão são vendidas por dia. A bebida é feita a partir de uvas cubanas, gengibre e hibisco, mas também frutas tropicais, como goiaba, e até legumes, como a beterraba.
 
Cada garrafa é vendida por 10 pesos cubanos, o equivalente a 40 centavos de dólar americano. Uma alternativa incontestável aos rótulos importados que chegam à ilha por aproximadamente 12 a 15 dólares, cerca de metade do salário médio de um cidadão cubano que é de 25 dólares mensais, segundo dados oficiais.