França não produzirá rosés "artificiais"

Redação Publicado em 30/03/2009, às 11h34 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45

Mesmo que a União Européia sancione a prática da produção dos vinhos rosés a partir da mistura de vinho branco e tinto, o Ministro da Agricultura da França, Michel Barnier, declarou que o país irá banir esse tipo de produção. Para o dia 27 de abril, espera-se que a Comissão Européia ratifique a mudança na legislação que permita a produção de rosés dessa maneira, como parte das reformas pedidas por alguns produtores.

Barnier foi bastante enfático em suas declarações a uma rádio francesa: "Sou absolutamente contra a essa idéia insana de se autorizar os vinhos artificiais. Em todo caso, se outros países desejarem produzir esse tipo de vinho, iremos manter nossa produção original em respeito aos consumidores e à qualidade e tradição das vinícolas francesas."

Líder mundial na produção dos roses, a França ainda produz esse tipo de vinho pelo método tradicional, macerando as uvas e removendo parte delas antes de uma coloração mais forte. Muitos dos produtores ainda estão bastante insatisfeitos por serem proibidos de produzir a bebida através da mistura, uma prática bastante natural em outras regiões.

Fonte: Decanter.com