Fumaça tóxica prejudica colheita de Château bordalês

Château Léoville Las Cases precisou descartar uma parte da colheita de 2013

Redação Publicado em 07/11/2013, às 12h12 - Atualizado em 03/12/2014, às 08h04

Seis hectares dos 100 do Château Léoville Las Cases ficaram prejudicados

O prestigiado Château Léoville Las Cases teve uma perda em sua colheita neste ano e não somente por causa das intempéries climáticas que assolaram a França. Em meados de setembro, uma fumaça tóxica de uma propriedade vizinha atingiu parte de seus vinhedos e, com isso, o Château precisou descartar parte da colheita que ficou prejudicada.

A fumaça contaminou cerca de 6 hectares dos 100 de Léoville Las Cases, em Saint-Julien, segundo informou o proprietário Jean Hubert Delon. A fonte da fumaça foi uma área normalmente usada para queimar plantas mortas no Château Léoville Poyferré, vizinho. Acredita-se que alguém escondeu latas contendo poliuretano e painéis de gesso na pilha de resíduos vegetais. Quando o fogo foi ateado, a fumaça tóxica se dirigiu à vinhas de Léoville Las Cases, escurecendo as folhas e bloqueando a maturação. Delon não quis informar o prejuízo.

Didier Cuvelier, proprietário do Léoville Poyferré afirmou: “É nossa responsabilidade, mas as pessoas que atearam fogo não viram o lixo escondido”. E criticou o gerenciamento de resíduos da região que proporciona às pessoas jogarem qualquer coisa fora. Ele contou ainda que as companhias segurados de ambos os Châteaux estão se comunicando para ver o danos.

fumaça tóxica Léoville Poyferré Château Léoville Las Cases